FONTE: http://z14.invisionfree.com/Dofus_Brasil/index.php?showtopic=8536
Changelog 14/12/2010
Modificações a partir da versão 2.3.0 de 14/03/2010
Otimizações e Desempenho
Um grande vazamento de memória que ocorre quando o personagem está em luta foi corrigido, o desempenho do cliente de Dofus já não degrada tão rapidamente.
Por padrão, o registro em cache das informações do jogo não é mais ativado automaticamente (esta opção é modificável no menu (<< Opções/Suporte/Habilitar gravação de dados do jogo >>), a fim de melhor o desempenho do cliente.
As dicas dos NPC’s são agora armazenadas em cache para acelerar sua velocidade de exibição.
A animação dos feitiços abaixo foram melhorados e otimizados:
• Vulnerabilidade ao Vento
• Vulnerabilidade à Terra
• Vulnerabilidade à Agua
• Vulnerabilidade à Incandescente
• Raio Sombrio
• Perícia com Arco
• Tiro Poderoso
• Tiro Crítico
• Tiro Distante
• Flecha da Moléstia
• Olho de Lince
• Flecha Absorvente
• Flecha Mágica
• Flecha Destrutiva
• Flecha de Gelo
• Flecha de Imobilização
• Flecha de Expiação
• Flecha Punitiva
• Flecha Explosiva
O sprite do Dragossauro foi otimizado, reduzindo a complexidade em 40%, sem perda de qualidade.
Um vazamento de memória nos servidores do jogo foi corrigido.
Uma nova interface no início do jogo permite agora que você escolha de forma mais simples uma predefinição para diferentes tipos de configurações.
Os ícones das atitudes são agora apresentados como mapa de bits a fim de melhorar a velocidade de exibição da lista de atitudes.
Evento: Ilha Nawtal
A ilha Nawtal está novamente acessível, sua decoração e conteúdo foram totalmente refeitos.
A entrada na ilha pode ser feita através do NPC “Hector Nowel” nas coordenadas [8,-6], no Porto de Madestram. No servidor Heróico ele está localizado na taverna de Astrub, nas coordenadas [5,-17]. A ilha Nawtal estará disponível de 14 de dezembro de 2010 a 25 de janeiro de 2011. A ilha está dividida em três partes diferentes (níveis 10-70, 71-130 e 131-200).
Uma publicação foi feita detalhando este conteúdo, clique para acessar: http://forum.dofus.com/pt/discussoes-gerai...wtal-t7516.html
Nova Classe: Rogue
As datas para lançamento da nova classe são:
15/12/2010: Jogadores que comprarem o Pacote Roubard.
18/01/2011: Os jogadores que compraram o Dofus Coffret Collector 2.0.
15/04/2011: Todos os jogadores.
Conexão com o Jogo
Na interface de identificação não será mais possível interromper a atual conexão clicando em “Jogar”. Esta alteração limita o número de desconexões involuntárias quando o cliente tenta estabelecer a conexão. O número de tentativas de conexão será reduzido e a velocidade da conexão com o jogo foi melhorada a nível mundial.
Ao exibir a mensagem ”O servidor está demorando muito para responder, ou pode estar inacessível” a opção “Parar/Cancelar” foi ajustada corretamente e retorna para interface de identificação.
Em uma mudança de personagem, o servidor irá mostrar corretamente a mensagem caso o servidor demore muito para responder.
Na interface antes de entrar no jogo a mensagem para esperar será exibida corretamente se o servidor não se conectar dentro de 10 segundos.
Na interface de identificação, o estado da opção << Conexão Rápida >> é salvo de uma seção para outra do jogo.
Após a conexão, a mensagem “O servidor está demorando muito para responder, ou pode estar inacessível” não será mostrada se o jogador estiver em uma fila de espera. Esta correção garante que os usuários já em uma fila não pare involuntariamente a conexão.
Na mensagem da fila de espera a opção “Retornar a etapa anterior” funciona corretamente quando a opção “Conexão Rápida” está ativa.
Várias otimizações nas conexões foram feitas continuadamente desde o dia 22 de novembro.
Sons e Músicas
Ao usar vários clientes de Dofus simultaneamente, executar um número sucessivo e grande de batalhas já não causa o desaparecimento gradual dos sons e músicas.
Personagens
A aparência do rosto de todas as classes de personagem na versão de baixa resolução foi melhorada.
A barba do Enutrof já não aparece no Braço quando se utiliza a atitude (<< emote >>) << Apontar o dedo >>.
A animação do ofício << recolher >> dos alquimistas foi melhorada.
A posição das capas vistas por traz foi corrigida para os personagens que montam em um Dragossauro.
Animações
A animação do feitiço << Leite de Bambu >> já não é tocada repetidamente.
No Pandawa Fêmea durante a animação do bloqueio de esquiva mostrada por trás, seu dorso já não desaparece.
Durante a animação de uma falha crítica com uma pá ou picareta, a arma já não parece estar flutuando no ar.
A animação do ataque do Dragão Porco já não acontece repetidamente.
A animação da magia “Euforia” do Pandawa Fêmea foi corrigida.
Equipamentos
As armas a seguir serão exibidas corretamente no combate e na atitude “Mostrar a Arma”:
• Cajado Guarda-Sol
• Varinha Eterna
• Adagas de Mallow Marsh
• Machado Assinscrede
• Machado de Korriander
• Machado de Projetos
• Pá Dourada
• Lâmina de Pecadilho
• O Casco Galgarion: é agora exibido corretamente visto de perfil.
• Pá Dourada: O item não arrasta mais os personagens.
Interfaces
Os itens equipados aparecem corretamente na interface do inventário.
Uma barra de rolagem foi adicionada na interface de pergaminho de pesquisa, quando o texto da descrição da busca for muito longo.
No inventário, a opção “Excluir este objeto” no menu de contexto de um objeto já está disponível nas interfaces de troca com outro personagem, bancos e baús e na organização do modo mercador.
Na maioria das interfaces o nome do personagem será exibido de forma interativa, e permitirá abrir o menu contextual dando acesso para as opções disponível para esses personagens (adicionar aos amigos, enviar uma mensagem privada, etc).
A informação do XP da guilda quando exibida no medalhão da interface central atualiza corretamente.
Na interface de equipamento rápido, os objetos que pertencem a um equipamento selecionado, não serão mostrados mais em quantidade.
No menu contextual, o espaço de texto para os pontos estará sempre presente.
No menu de “Opções”, nas guias de Performance e Características, as dicas inadequadas não serão exibidas.
No banco, ao utilizar da opção de transferir todos os itens, caso algum já exista no destino, a quantidade de itens não será mais distorcida após a transferência.
No menu da barra inferior o texto que sobrepunha os botões de <<Atitudes>> e <<Emotes>> foi corrigido.
Se estiver utilizando uma Encarnação, ao abrir a interface de feitiços não serão mais exibidos os feitiços da sua classe de personagem, somente os da encarnação.
Na interface de feitiços, não será mais possível investir pontos em um feitiço que ainda não foi adquirido.
Na interface de seleção de personagens, é possível se conectar a um novo personagem após a primeira tentativa se esta foi sem êxito.
As três primeiras magias de um personagem agora estão classificadas na mesma ordem tanto na interface de magias do Grimoire, quanto na barra de feitiços.
Quando uma notificação de Missão for retirada do mapa global, também será retirada do mini mapa.
Na interface de visualização dos combates em curso em um mapa, o nome dos monstros e coletores não permitem mais visualizar o menu contextual que está reservado somente para os personagens dos jogadores.
A interface de quantidade será fechada automaticamente quando a interface de troca for fechada.
Abrir um menu de contexto (através do botão direito do mouse) em um objeto que equipamos no inventário com duplo clique, provoca o desaparecimento da “bolha de informação”.
A interface de intercambio (utilizadas pelos artesãos, acesso ao banco, e troca de objetos por exemplo) não fechará automaticamente ao abrirmos o inventário com o botão e com o atalho do teclado (por padrão “i”).
As notificações de tutorial não se reinicializam quando modificamos o estado da opção através do menu “Opções” para mostrar ou não as dicas.
Ativar as notificações de tutorial não necessita reiniciar o Dofus.
A partir de agora é possível equipar um Anel ou um Dofus através de duplo clique no inventário, mesmo se um objeto de mesmo tipo estiver equipado. Por exemplo, é possível equipar um Gelano com duplo clique se o bônus de ambos for diferente, pois um irá substituir o outro automaticamente.
Uma mensagem de erro vai aparecer se tentarmos abrir o inventário de uma Montaria durante um combate.
A opção “Gerenciar Objeto” (que permite mostrar a interface de gestão de itens vivos) do menu contextual de um objeto não estará disponível quando no objeto quando o item vivo estiver dissociado.
A interface de seleção de quantidade de objetos que se mostra quando interagimos com uma pilha de itens no inventário é automaticamente fechada quando o inventário é fechado.
A bolha de informação da arma equipada que mostra sobre a janela é atualizada corretamente quando os efeitos da arma é modificado (como por exemplo, quando a encarnação sobe de nível).
A opção <<Atacar>> no menu contextual dos prismas de conquista aparece em cor cinza para os personagens de alinhamento neutro.
A interface de dialogo com um Coletor agora abre corretamente.
A disposição dos diversos elementos da interface de criação de personagem foi melhorada para permitir a inclusão de futuras classes adicionais.
Na tela de seleção de personagem, as bases não se deformam mais.
Na interface social, nas informações dos Coletores, a hora em que ele foi colocado é mostrada corretamente.
Na fica de características de um personagem, a barra de visualização de características avançadas não muda de posição quando alguma informação se atualiza (quando ganhamos pontos de características por exemplo).
No menu contextual associado aos personagens, o texto associado para a ação de Troca foi modificado.
A opção de Zoom nos menus contextuais dos personagens foram sombreados quando não é possível utilizar.
Quando entramos em uma casa que não pertence ao personagem, a interface de gestão da Casa não mais se mostrará.
Interface de Bate-Papo (Chat)
A rolagem do texto utilizando a roda do mouse agora é gerida corretamente.
Ao entrarmos no jogo, o tamanho da fonte é novamente a que foi definida pelo usuário.
O menu de contexto do chat não fecha mais ao escolhermos um primeiro canal para ativar.
Artes e Ofícios
Na ficha de descrição dos objetos o nome do artesão e do ferreiro mágico é interativo.
Na interface de artesanato, os slots inutilizados por conta do nível atual do ofício de artesanato, são mostrados corretamente, como inutilizável.
Na interface cooperativa, os clientes podem agora alterar a quantidade de itens a se fabricar quando os ingredientes pertencem ao artesão.
Na interface cooperativa, a quantidade máxima de itens a se fabricar pedida pelo cliente, se baseia corretamente na quantidade de ingredientes disponível.
As probabilidades de êxito são atualizadas corretamente quando se ganha um nível durante a fabricação de objetos. Já não é necessário fechar a interface de fabricação para se beneficiar dos benefícios do aumento da possibilidade de êxito.
Só será exibida uma mensagem de erro quando o processo de fabricação de um item falhar.
O nível de uma profissão de um artesão em modo << público >> é exibido corretamente, não tendo por erro o nível do ofício de quem demanda o serviço.
A interrupção da fabricação de uma série de itens não impede a fabricação de outros objetos com receita diferente.
Na interface de artesanato cooperativa, a lista de receitas disponíveis quando a opção “Mostrar todas as receitas possíveis” está ativada é atualizada corretamente quando o inventário do personagem se modifica.
As runas de assinatura podem ser retiradas corretamente depois de colocada como ingrediente em interfaces de artesanato e trabalhos cooperativos.
Não é mais possível utilizar várias runas de assinatura na produção de um único objeto.
Ao ignorar um personagem o mesmo não consegue mais solicitar pedidos de artesanato cooperativo.
O modo << publico >> não impede mais de fazer pedidos de artesanato cooperativo.
Acrescentar uma nova assinatura em um objeto funciona corretamente mesmo quando outra assinatura já esta em uso.
Na interface cooperativa, logo após a fabricação de um objeto, quando fazemos duplo clique em uma nova receita se mostra unicamente os ingredientes associados e já não mostra mais os ingredientes do objeto anterior.
Forja Mágica
Foi melhorada a forma de exibir resultados de reparação de armas e trocas de elemento (algumas alterações não eram mostradas ou eram em ordem incorreta).
A magia residual agora pode ser gerada por runas cujo poder é muito baixo: os cálculos da magia residual (<< bem >>) são mais arredondados.
A posição da barra de rolagem da lista de atributos de um objeto não reinicia a cada modificação do mesmo.
Montarias e Criação
Não é mais possível ter como alvo uma célula fora do padoque ao adicionarmos ou retirarmos um item de criação.
A partir de agora é possível colocar objetos de criação em todas as células de um padoque, mesmo as que estão no alto.
Os Dragossauros não perdem mais a cor ao reproduzirem a animação do esbarrar em um item de criação ou na reprodução.
Os elementos do Dragossauro de Armadura agora são exibidos corretamente em todos os quesitos, e já não desaparecem quando se utiliza a atitude (<< emote >>) << Lançar Gazes>>.
Na interface do padoque, é novamente possível alimentar várias vezes uma montaria do establo.
A informação da barra de experiência de uma montaria de nível 100 é exibida corretamente.
Na interface do padoque, o texto << Todos os Tipos >> é corretamente traduzido na lista de certificados.
Atalhos do Teclado
O atalho de teclado para abrir o inventário da montaria (<< Ctrl+D >> por padrão) permite também fecha-lo.
A utilização do atalho << Ctrl+Enter >>> para enviar uma mensagem no chat permite enviar diretamente essa mensagem no canal << Time >> durante um combate.
O atalho << Esc >> permite fechar corretamente a interface utilizada para confirmar a utilização de pontos de feitiço.
O atalho << Esc >> permite fechar corretamente a interface utilizada para alimentar uma montaria.
Os atalhos << Seta esquerda >> e << Seta Direita >> permitem mudar as páginas de um livro.
Combate
As áreas de efeito infinito das magias são visualizadas corretamente na área de efeito das magias que se lançaram em combate.
As áreas de efeito das magias são visualizadas corretamente quando o jogador se move.
As invocações são mostradas sobre seu invocador a partir de agora com um indicador brilhante. Esta modificação nos permitirá identificar rapidamente as invocações e o seu invocador.
A interface de desafios não mais bloqueia a área de combate quando.
Fazer um clique sobre algum dos desafios provoca o desaparecimento da bolha de informações com a descrição do desafio. Esta modificação permite melhorar a visualização da indicação que mostra algum objeto em particular.
Quando uma invocação estática morre, ela não mais será contada e considerada na numeração de invocações controladas. Esta modificação permite evitar que os feitiços de invocação sejam mostrados disponíveis para invocar quando já chegamos ao número máximo de invocações.
A recuperação de pontos de vida perdidos a partir de agora são visualizados de forma correta na << Linha do Tempo >>.
O lançamento em cadeia de feitiços que faz com que o seu conjurador ganhe PA (o feitiço dos Xelors << Roubo do Tempo >> por exemplo), não mostrará a quantidade errada de PA’s.
O lançamento rápido de feitiços ou de ataque corpo a corpo não ocasiona a visualização negativa de PA’s.
A mensagem de erro quando um personagem invisível se encontra no caminho de outro personagem a partir de agora será mostrada se o personagem invisível estiver posicionado sobre a primeira célula de deslocamento.
Um personagem ressuscitado pelo feitiço << X >> não será considerado como uma invocação para ganhar os desafios.
Áreas de efeito inverso no circulo são exibidas de forma correta.
A área de efeito de martelos e cajados é exibida corretamente.
Na interface de final do combate, a experiência recebida pelo jogador, pela guilda e montaria é visualizada corretamente na bolha de informação que é mostrada ao passar o mouse sobre a experiência recebida pelo jogador.
As características dos personagens são atualizadas corretamente quando este está invisível (os PM’s dos Srans, por exemplo, são diminuídos corretamente quando ele está invisível).
O tempo de relançamento de feitiços é visualizado corretamente após uma desconexão.
O jogo não irá propor atravessar um “Tymanbot” quando tentamos nos mover.
Monstros
Fungore: O feitiço << Glifo de Luz Branca >> agora funciona corretamente.
Jorbak: O feitiço << Kleptomanía Psicopata >> foi corrigido o efeito que reenviava os personagens para sua posição inicial foi alterado para um roubo de características.
Dopler Eniripsa: O feitiço << Palavra de Poder: Silencio >> não afeta o Dopler.
Golosotrón: A invulnerabilidade do monstro já pode ser desativada mais de 10 vezes por turno de uma equipe.
Kimbo: O estado da célula central do glifo não é mais invertida.
Minotobola: O combate já não se trava contra este monstro.
Tofu Gelado: Foi modificado o funcionamento do feitiço << Neve Oculta >>: A armadilha não ocasionará na invocação de mais um Tofu Gelado, somente a perda de 1 PM.
Sakai Firefox: A vitalidade do monstro foi diminuída.
Surcraprisexplosive: A vitalidade do monstro foi reduzida. O número máximo de invocações diminuiu de 7 para 4. (Monstro da Ilha Nawtal)
Inteligência Artificial
A IA verifica corretamente as células que estão ocupadas quando precisa usar um feitiço requer uma célula ocupada. Verifica também qual o objeto está sobre a célula, se é o tipo necessário para o feitiço. Isso corrige o problema do monstro Hamrack que lança o feitiço Timonel sobre outro objeto que não era o Bem o Ripata.
A gestão do deslocamento para os feitiços de atração que são lançados sobre o lançador do feitiço foi melhorado. Por exemplo, o Carvalho Mole é capaz de se mover para alinhar com seus adversários para logo lançar um feitiço sobre si que os atrairá.
Feitiços
Ira de Zatoishwan: o feitiço agora aplica corretamente o rodizio de turnos entre conjurações, mesmo quando usado por outro Pandawa.
Mapas e Áreas
A entrada do templo Pandawa [4,-2] foi corrigida.
Animais de Estimação
Os animais de estimação dos personagens que participam de um combate de Coletores se beneficiam com os bônus do local da luta, e não de onde o jogador estava antes de se juntar a luta.
Os Animais de Estimação não ficaram mais bloqueadas no estado magro.
Encarnações
As magias de encarnação não podem ser excluídas da barra de feitiços.
Os pontos de experiência ganhos por uma encarnação agora são exibidos no final da luta.
Na bolha de informação será exibido agora se a experiência foi ganha por um personagem ou uma encarnação.
Ougicle: Os níveis 2-6 do feitiço << Chaine à Panrs >> foram corrigidos: não requer linha de visão, mas deve ser lançado em linha.
Missões
Anjo de Gobriel: A recompensa da missão é ganha corretamente.
A Colheita Eterna: A partir de agora é possível ter uma nova Imensa Perfeita Pedra de Alma do NPC Otomai para os personagens que não a tem mais.
A visualização das informações no livro de missões foi modificado: A descrição das etapas ainda não efetuadas estarão ocultas. O título e as recompensas de uma etapa ainda não efetuada permanecem visíveis.
As missões não repetíveis serão realizadas no máximo por 2 vezes em contas de f2p em 24 horas e 8 vezes por conta p2p.
Os avisos de busca de Bouflouth (procurado de Astrub) funcionam corretamente para cliente de Dofus configurados para textos latinos.
Arma Shunsunami
Agora é possível ultrapassar a capacidade máxima de uma Arma Shunsunami pela combinação de fragmentos de diferentes tipos em uma única arma.
Diversos
Os monstros/objetos seguidores já não bloqueiam mais a passagem.
Ao mudar as cores de um personagem, as cores antigas são exibidas corretamente.
Já não é possível agredir um personagem no mapa do Dark Vlad na Floresta Maléfica.
A animação do carrinho que bloqueia o acesso a caverna Moolobo foi corrigida.
A aparência de “Frakacia Leukocytine” (procurado de Astrub) foi melhorada.
Os recursos “Flask of Nelwynn Smoke” e “Nelwynn Down” podem ser visualizados corretamente.
Durante um ataque ao Coletor, a mensagem que indica que um personagem saiu da equipe de defensores não se mostra a menos que ele realmente tenha feito.
As mensagens de erro quando tentamos criar itens impossíveis foram melhoradas.
Quando selecionamos ou criamos um personagem, a desconexão por inatividade é controlada corretamente.
OBS: O nome de alguns monstros, feitiços e itens pode diferenciar do real na tradução para o Português do jogo.
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